Decidi emprestar meu imóvel a um amigo. Preciso fazer contrato?
Você deseja emprestar gratuitamente seu imóvel mas precisa saber como fazer isso com segurança? Leia esse breve artigo e entenda como!
Pessoal, vamos combinar uma coisa? Empréstimo é sempre gratuito, se houver contraprestação em dinheiro, isso se chama aluguel.
Estando isso claro, você pode fazer um contrato de uso à título gratuito, fixando obrigações para o caso de danos ao imóvel, conservação etc.
Quais os riscos de deixar a pessoa entrar e não fazer um contrato? Bom, você já deve imaginar, mas os riscos são os seguintes:
1. A pessoa não querer sair e você ter que entrar na justiça para retirá-la de lá. Nesse caso, a ação seria a reintegração de posse!
2. A pessoa deteriorar o seu imóvel e não ressarcir os danos;
3. Etecétera, etecétera, etecétera!!! Prejuízo pouco é bobagem.
A pessoa pode ser seu melhor amigo, se ela for um amigo do bem, aceitará entrar no seu imóvel assinando um contrato que irá resguardar os seus direitos.
Mas qual é o contrato nesse caso? Ora, nesse caso, é melhor contratar um advogado especialista em Direito Imobiliário para realizar o contrato de forma personalizada às suas necessidades. Afinal, futuramente você pode ter prejuízos de fazer um contrato que não te assegure em todos os riscos dos quais você pode estar submetido ao realizar um negócio jurídico deste tipo.
Se tiver mais dúvidas, você pode conversar comigo clicando aqui!
Até o próximo post!